Dimas / BlogDimas / BlogBLOG

Categorias

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.

    Mensagem enviada com sucesso!

    Inovação

    Carros elétricos no Brasil: tecnologia automotiva nas construtoras 

    Tempo médio de leitura - 04 minutos

    Demanda por vagas de garagem com carregadores para carros elétricos impulsionam o mercado de imóveis. Investir nessa tecnologia é ganhar em competitividade.

    O crescimento dos carros elétricos no Brasil vem desafiando as empresas de recarga de veículos elétricos.

    Com mais de 230 postos de recarga, Santa Catarina é um dos estados mais preparados para os carros elétricos. De rodovias à shoppings, os eletropostos oferecem oportunidades de recargas ao longo do dia.

    Contudo, cerca de 80% das recargas de carros elétricos são realizadas em casa com carregadores WallBoxes. Boa parte destas recargas são feitas quando os carros elétricos estão ociosos. Sobretudo, isso acontece durante à noite.

    Com isso, vagas equipadas com carregadores elétricos estão sendo a aposta das construtoras. Em breve, este diferencial se torna pré-requisito para compra de novos imóveis.

    Os carregadores para carros elétricos possuem versões de 16 ou 32A e podem ser instalados em tensões 220/380V. Ademais, eles possuem proteções e exigem instalações elétricas específicas para maior segurança do equipamento, carro e imóvel.

    A WeCharge desenvolve soluções para recarga de veículos elétricos para a Grande Florianópolis. A empresa, junto às construtoras locais, promove pontos de recarga nas vagas de garagem.

    A Dimas Construtora, que vem incluindo soluções para carros elétricos em seus projetos de moradia inteligente, é um bom exemplo desta parceria de sucesso. Segundo Daniel Dimas, CEO da empresa, alguns dos lançamentos da construtora já incluem totens de recarga da WeCharge. Eventualmente, essa tendência deverá ser uma regra.

    Adaptando à tendência de carros elétricos no Brasil 

    As instalações elétricas são mais fáceis em novas construções. Isso porque é projetado, desde a planta, as tomadas para recarga de veículos elétricos na garagem de cada condômino. Assim, o morador recebe, na fatura condominial, o consumo de energia com a recarga dos carros elétricos. 

    É o que caso do D/Vert, projeto que será construído na Beira-Mar de São José. O empreendimento de alto padrão conta com espera para abastecimento elétrico em cada unidade de garagem.

    Dimas afirma que é importante ter pontos de recarga para carros elétricos nas garagens. Isso porque, em um futuro próximo, eles devem ser mais comuns do que os carros a combustão. O CEO compara esse movimento ao que aconteceu quando as construtoras tiveram de fazer mais vagas de garagens nos prédios para ter espaço para mais carros por família. “Quem sai na frente, sem dúvida, tem diferencial competitivo”, destaca Dimas ao comentar como os carros elétricos estão desafiando as construtoras.

    Já em edifícios já habitados, porém sem tomadas nas garagens, adaptar a instalação exige um projeto mais complexo e caro. Comparado a um projeto coletivo, instalações elétricas individuais podem custar até três vezes mais. Esse custo cresce pois é preciso levar a eletricidade do medidor do apartamento até a vaga de garagem de cada morador.

    Assim, a opção mais vantajosa para condomínios é o uso de eletroposto compartilhado. Basta controlar e identificar os acessos via cartão magnético ou aplicativo de celular. Dessa forma, é possível atender mais usuários, além de valorizar o empreendimento.

    Carregando veículos elétricos na tomada. É possível?  

    Uma dúvida comum é sobre a possibilidade de recarregar carros elétricos em tomadas comuns. Em suma, a resposta é sim e não.

    Ainda que seja possível recarregar carros elétricos em instalações comuns, essa opção pode trazer complicações. Além do risco de prejudicar a bateria do veículo, essa prática aumenta o consumo de energia. Isto se explica por conta da recarga lenta em instalações impróprias para carros elétricos.  

    Portanto, recomenda estações próprias para recarga de carros elétricos. Para isso, é importante contar com uma empresa especializada nesse serviço – como a WeCharge.

    Entendendo mais o mercado de carros elétricos

    Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), abril de 2023 registrou um recorde no segmento. Houve um aumento de 53,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Como resultado, vemos um total de 4.793 veículos elétricos emplacados no país.

    Como resultado, o crescimento dos veículos elétricos causa aumento no número de eletropostos também. Em 2023, foram adicionados cerca de 2.950 postos públicos e semipúblicos, com previsão de atingir 10 mil unidades até 2025.

    Atualmente, o Brasil conta com 128 modelos de veículos elétricos disponíveis e uma frota de mais de 126 mil unidades. Portanto, imóveis com pontos de recarga para carros elétricos ditará o futuro das construtoras.

    As preocupações ambientais e o crescimento no número de eletropostos impulsiona a busca por imóveis com infraestrutura para carros elétricos.

    Por fim, construtoras que almejam o sucesso devem adotar em seus projetos a tendência dos veículos elétricos. Neste movimento, não só as demandas do mercado são atendidas como também são reduzidos os efeitos nocivos ao meio ambiente.

    Os empreendimentos com assinatura Dimas Construtora apostam em tecnologias para carros elétricos. É o caso do D/Vert: inovador, o D/Vert coloca a mobilidade elétrica e a sustentabilidade em todas as fases do seu projeto.

    Além da infraestrutura para recarga de carros elétricos, o D/Vert incorpora soluções eco-friendly e utiliza energia renovável. Sobretudo, o projeto reforça o compromisso da Dimas Construtora com o meio ambiente. Garanta já o seu espaço neste empreendimento único e faça parte dessa revolução sustentável, apostando em um estilo de vida moderno e alinhado ao futuro.

    Clique aqui e saiba mais sobre essa oportunidade única em moradia inteligente! 

    Não fique por fora de nosso conteúdo.

    Assine nossa Newsletter