Dimas / BlogDimas / BlogBLOG

Categorias

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.

    Mensagem enviada com sucesso!

    Fitwel: entenda o que é a certificação
    Estilo de vida

    Fitwel: saiba tudo sobre a certificação focada no bem-estar

    Tempo médio de leitura - 04 minutos

    Selo serve como guia para a construção de empreendimentos que priorizam a qualidade de vida

    Conforto, sustentabilidade, boa infraestrutura e opções de lazer estão entre os itens mais relevantes para as pessoas que procuram por um lugar para morar. Afinal, todo mundo quer viver em um ambiente que priorize práticas saudáveis e bem-estar. Porém, um dos grandes desafios é saber quando os imóveis realmente atendem a esses critérios. Para isso, a certificação Fitwel pode ser uma aliada importante.

    Yoga no lançamento do D/Spot - Fitwel: entenda o que é e como pode te ajudar na escolha de um empreendimento.
    Aula de yoga no lançamento D/Spot – José Somenzi

    O que é a certificação Fitwel?

    O Fitwel é um selo de certificação de bem-estar focado em ambientes construídos, como edifícios e espaços de trabalho. Ele surgiu justamente para apontar quais são os empreendimentos que colocam as pessoas como prioridade e oferecem alternativas para incentivar o autocuidado. Além disso, visa estimular a prevenção e o combate a doenças crônicas. 

    A certificação Fitwel foi desenvolvida pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (em inglês, CDC – Center for Disease Control and Prevention) e pela Administração de Serviços Gerais (GSA – General Services Administration) nos Estados Unidos. A primeira aplicação ocorreu em 2012, pelo prefeito Michael Bloomberg, da cidade de Nova York. Desde então, ela passou a ser utilizada em todo o mundo.

    Atualmente, a certificação Fitwel é considerada uma das maiores tendências do mercado imobiliário mundial.

    Foco na qualidade de vida

    Pesquisas ao redor do mundo vêm mostrando que as características do local onde se vive têm um impacto direto no bem-estar das pessoas. O aparecimento ou agravamento de doenças crônicas, por exemplo, são condições que podem estar diretamente associadas ao ambiente.

    Com isso, a certificação Fitwel tem como objetivo promover espaços saudáveis e produtivos que beneficiem a saúde física e mental dos moradores ou ocupantes. Pois ela é fruto de um processo de desenvolvimento colaborativo envolvendo especialistas em saúde pública, design de interiores e construção sustentável.

    Sendo assim, o selo vai além de ser uma certificação para aferir, simplesmente, medidas de sustentabilidade como eficiência energética e hídrica – o foco está na qualidade de vida.

    Além disso, a certificação Fitwel também procura garantir que os projetos incluam pontos como apoio a populações em situação de vulnerabilidade, igualdade social e aumento do acesso a alimentos nutritivos.

    Como a certificação Fitwel funciona

    O selo Fitwel utiliza um sistema de pontuação baseado em mais de 60 estratégias de bem-estar e 12 categorias. Cada uma das estratégias possui um peso diferente. Desse modo, as pontuações são calculadas para determinar o nível de certificação obtido, de 1 a 3 estrelas. A pontuação do empreendimento vai de 90 a 144 pontos.

    O empreendimento tem água potável? Qual qualidade? Tem acessibilidade? Como foi desenvolvida sua tecnologia de energia e luz? E a segurança dos produtos utilizados? Qual é a qualidade? Há estímulo para a prática da atividade física? Promove a segurança dos ocupantes? Fomenta sentimentos de bem-estar? Fornece opções de alimentos saudáveis? A certificação leva em conta algumas dessas perguntas.

    Além disso, o processo para obter o selo inclui avaliações e relatórios, até a obtenção da certificação e a possibilidade de divulgação pelo empreendimento. Trata-se, portanto, de um protocolo minucioso para garantir a credibilidade das informações.

    Principais benefícios da certificação Fitwel

    Empreendimentos certificados com o selo Fitwel podem impactar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas de diferentes formas. Confira algumas delas:

    • Redução do risco de doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, por meio do incentivo a práticas saudáveis
    • Redução de transtornos psicossomáticos como ansiedade e depressão, através do incentivo a atividades físicas e de lazer
    • Melhoria da saúde geral com condições adequadas de iluminação e acústica, com espaços mais confortáveis e agradáveis
    • Maior satisfação e, consequentemente, produtividade, no caso de empreendimentos como escritórios e edifícios comerciais
    • Valorização do imóvel

    Selo Fitwel em Santa Catarina

    A Dimas Construções é muito mais que uma construtora em Florianópolis. Oferecendo às pessoas apartamentos modernos e com as melhores tecnologias do mercado, além de proporcionar um novo estilo de vida.

    Uma construtora que oferece os melhores serviços para os moradores, dentro dos condomínios e fora deles, também se destaca na Certificação Fitwel. Pensando assim, é por isso que construções assinadas pela Dimas tem padrão de qualidade.

    A construtora é responsável pelo primeiro empreendimento com a Certificação Fitwel em Santa Catarina, o D/Mys, localizado no bairro Estreito, em Florianópolis.

    Assim, a Dimas também está à frente do primeiro empreendimento com nota máxima fornecida pelo selo: o residencial D/Yard.

    Localizado no Centro de Florianópolis, o empreendimento é a alternativa ideal para quem procura bem-estar e conforto em um dos bairros mais clássicos da Capital catarinense. O residencial conta com uma vegetação ao longo de todo o prédio e em conexão direta com os apartamentos.

    Moradias tecnológicas, sustentáveis e perto do que há de melhor na Grande Florianópolis. Repense o seu conceito de vida e conheça todos os detalhes do projeto. Se tem D/, é Dimas.

    Não fique por fora de nosso conteúdo.

    Assine nossa Newsletter