Tecnologia BIM: por que ela é fundamental na construção civil?
Plataforma permite visão detalhada de empreendimentos em 3D, mesmo antes do início das obras.
Você já imaginou entrar e percorrer os cômodos da sua casa dos sonhos antes mesmo de ela existir? Os avanços tecnológicos na construção civil já permitem esse tipo de imersão – e um dos elementos responsáveis por este avanço é o Building Information Modeling (BIM – Modelagem de Informação da Construção, em tradução livre). Utilizando sistemas de realidade aumentada, a tecnologia BIM garante a futuros usuários de imóveis ter uma visão completa do que esperar do projeto, mesmo antes do início da obra.
O que é tecnologia BIM?
Uma evolução em relação ao tradicional CAD, software usado desde os anos 1980 para desenhar estruturas, o BIM é um conceito que une diferentes softwares com uma gestão de informação eficiente. A plataforma possibilita, por exemplo, fazer antecipadamente os cálculos do material necessário para cada etapa de execução da obra e auxilia as equipes na chamada compatibilização de projetos (identificação dos ajustes necessários para garantir que haja integração entre projetos hidro sanitário, estrutural, arquitetônico, elétrico, de climatização, entre outros), o que evita retrabalho, diminui desperdício no canteiro de obras e garante mais qualidade ao produto final. Com a tecnologia BIM, todos os processos da obra ocorrem de maneira integrada.
O que muda na hora de comprar um imóvel?
O uso do BIM melhora a experiência de quem vai adquirir um imóvel, já que possibilita a criação de um modelo virtual do empreendimento detalhado em 3D, muito mais próximo da realidade do que o 2D. Com a realidade virtual, é possível “transitar” pela obra para visualizar áreas comuns. Já um modelo em realidade aumentada substitui a maquete física e permite que se conheça o empreendimento mesmo a distância. Com uma noção aprofundada do projeto, os compradores de um edifício residencial, por exemplo, podem optar por modificar estruturas do apartamento ainda durante a construção. Antes, isso só acontecia a partir da análise da planta baixa do imóvel.
Quais as vantagens da tecnologia BIM?
Com a quantidade e o detalhamento das informações armazenadas, o BIM facilita o acompanhamento da obra e de projetos futuros. Com estes dados em mãos, é possível aperfeiçoar a gestão, o planejamento do orçamento dos projetos e aumentar a produtividade no canteiro de obras, o que garante maior precisão nos prazos de entrega de empreendimentos. O BIM já é adotado em diversos países e seu uso vem se expandindo também no Brasil.
Veja como é o desenvolvimento de um empreendimento 100% BIM.
Atualmente na Dimas, todos os nossos projetos são desenvolvidos com a tecnologia BIM que integra o projeto arquitetônico com as demais disciplinas. Conheça nossos últimos lançamentos.