Dimas / BlogDimas / BlogBLOG

Categorias

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.

    Mensagem enviada com sucesso!

    Estilo de vida

    5 passeios culturais no Centro de Florianópolis

    Tempo médio de leitura - 05 minutos

    Amplamente conhecida pelas praias, Florianópolis também possui inúmeras opções de programas culturais na região do Centro da cidade. Diferentes museus e pontos turísticos ajudam a contar sua rica história e a celebrar grandes artistas catarinenses. Assim, para ajudar quem está à procura de dicas, preparamos uma lista com cinco passeios culturais em Florianópolis. São opções imperdíveis para quem aprecia arte, história e quer saber mais sobre a Capital de Santa Catarina.

    1 – Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

    Começamos com o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), sediado no Palácio Cruz e Sousa. Localizado no coração da Ilha, junto à Praça XV de Novembro, ele fica num dos endereços mais tradicionais da Capital catarinense.

    E a história do prédio se mistura à da própria cidade. A edificação foi erguida em meados do século XVIII, para abrigar a nova “Casa do Governo”, quando Florianópolis ainda se chamava “Ilha do Desterro”. Foi sede do governo do Estado até 1984 e, dois anos mais tarde, passou a sediar o museu.

    Passeios culturais em Florianópolis: Vista da fachada do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis
    Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, um dos endereços mais clássicos da cidade de Florianópolis

    A visitação permite um passeio pelos cômodos do palácio, onde são encontrados móveis, pinturas, fotos e diversos itens dos séculos XVIII, XIX e XX, em um acervo que reconta parte da história de Santa Catarina. Do mesmo modo, o espaço também abriga diferentes exposições.

    Por fim, na parte externa, é possível apreciar os jardins do prédio. Uma das vistas dá para um grandioso mural com um desenho do rosto do poeta catarinense Cruz e Sousa, que dá nome ao palácio. Enfim, trata-se de um dos passeios culturais em Florianópolis mais procurados.

    Serviço: Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h. A entrada custa R$ 5. Mais informações no site da Fundação Catarinense de Cultura.

    2 – Museu de Florianópolis

    Também junto à Praça XV, o Museu de Florianópolis é outra parada obrigatória entre os passeios culturais no Centro de Florianópolis. O local, que abriu as portas em novembro de 2021, proporciona uma viagem pela história da Ilha. 

    Com fotos, exposições e tecnologia, o passeio incluiu seis módulos propositivos com o objetivo de representar a Capital catarinense em suas variadas dimensões.

    “Foi idealizado para atuar como um grande portal de acesso ao município, onde é possível conhecer a cidade, de forma interativa, e compreendê-la em sua contemporaneidade”, resume o texto de apresentação no site do Serviço do Comércio (Sesc-SC), entidade responsável pela gestão do museu.

    Por fim, o espaço físico inclui um sobrado histórico, onde funcionou a antiga Casa da Câmara e Cadeia, edificação erguida entre 1771 e 1780. Além disso, também inclui um edifício administrativo, construído durante as obras de restauração do prédio histórico, em 2015.

    Serviço: Aberto de segunda a sexta-feira*, das 9h às 19h, e das 10h às 16h aos finais de semana. A entrada custa R$ 10. Mais informações no site do museu. *Às terças o espaço fica fechado para expediente interno. 

    3 – Largo da alfândega

    Outro passeio cultural em Florianópolis é o Largo da Alfândega. A área fica em frente ao antigo prédio da Alfândega, edificação em estilo neoclássico inaugurada em 1876, e que abrigou as atividades alfandegárias da cidade por mais de 90 anos.

    O local, que passou a existir com o aterro da Baía Sul, na década de 70, é um importante ponto de encontro da cidade. Da mesma forma, o espaço também é palco para apresentações artísticas e manifestações populares. 

    Passeios culturais em Florianópolis: Vista aérea do Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, com o prédio da Alfândega ao fundo
    Vista aérea do Largo da Alfândega, ponto turístico no Centro da Capital catarinense, após as obras de revitalização

    Em 2020, o Largo foi totalmente revitalizado, ganhando decks, pontos de descanso e uma área com banheiros, centro de informações turísticas e um café. 

    Quem passa por ali pode ver uma grande cobertura metálica, que reproduz o formato das rendas de bilro – tradição herdada pelos imigrantes açorianos que colonizaram a Ilha de Santa Catarina. 

    Além disso, outra novidade foi a criação dos espelhos d’água, que demarcam a área de chegada do mar quando o espaço ainda não havia sido aterrado.

    Serviço: Sempre aberto

    4 – Mercado Público de Florianópolis

    O Mercado Público também não pode ficar de fora do roteiro. Muito mais que um programa gastronômico, o local faz parte da história da cidade e é um dos mais clássicos passeios culturais em Florianópolis. O prédio fica localizado ao lado da antiga Alfândega, e abriga boxes com diferentes lojas de vestuário, artesanato, serviços, além de bares, restaurantes e peixaria.

    Em primeiro lugar, é possível apreciar pratos típicos da gastronomia ilhéu, como o pastel de berbigão. Além disso, o vão central da estrutura também é palco para manifestações artísticas e folclóricas, com apresentações de boi de mamão ou rodas de samba.

    O atual prédio histórico foi construído entre os anos de 1896 e 1899, tendo uma segunda etapa em 1912. A edificação é composta por duas alas, Norte e Sul, separadas pelo vão central. Um dos principais pontos turísticos da cidade e um passeio indispensável para conhecer um pouco mais da cultura e da gastronomia de Florianópolis.

    Passeios culturais em Florianópolis: Vista da fachada do Mercado Público de Florianópolis
    Mercado Público de Florianópolis é um dos passeios culturais e gastronômicos mais procurados na cidade

    Serviço: Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados e domingos das 7h às 17h. Mais informações no site do Mercado Público.

    5 – Museu Victor Meirelles

    Para os apreciadores de arte, uma visita ao Museu Victor Meirelles é mais um passeio cultural imperdível no Centro de Florianópolis. O espaço é dedicado à preservação da memória e da obra do pintor catarinense Victor Meirelles, um dos grandes expoentes do Romantismo no país.

    Inaugurado em 1952, o museu fica na casa onde o artista nasceu, um sobrado de arquitetura luso-brasileira do século XVIII. O acervo é composto por pinturas, desenhos, aquarelas e estudos de diversas fases da carreira do pintor, incluindo obras iniciais como paisagens da antiga Vila do Desterro. 

    Da mesma forma, o museu também engloba um espaço cultural de abordagem contemporânea, com agenda cultural de exposições de nomes da pintura. 

    Passeios culturais em Florianópolis: Fachada do Museu Victor Meirelles, no Centro de Florianópolis
    Museu Victor Meirelles funcionada na casa onde o artista nasceu, no Centro de Florianópolis

    Serviço: Aberto à visitação pública de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Mais informações no site do Museu Victor Meirelles.

    e aos sábados das 10 às 15h, exceto feriados. A entrada é gratuita. 

    Conheça o D/Yard

    Gostou das dicas? E já pensou na possibilidade de morar numa região com que diversos serviços e inúmeras opções culturais e de lazer? Então, você precisa conhecer o novo empreendimento da Dimas Construções.

    Localizado no Centro de Florianópolis, o D/Yard é a opção ideal para quem procura bem-estar e conforto num dos bairros mais clássicos da Capital. O empreendimento conta ainda com uma vegetação ao longo de todo o prédio e em conexão direta com os apartamentos. Repense o seu conceito de vida e conheça todos os detalhes do projeto. Se tem D/, é Dimas!

    Não fique por fora de nosso conteúdo.

    Assine nossa Newsletter